Buick Eight e a Junta de Bois por Aniceto Carvalho
Conta-nos Aniceto Ferreira Carvalho um episódio relacionado com a Casa das Fontainhas:[1]
Por certo a viver de pergaminhos, mas sem dinheiro para as obras, com ligações familiares à Casa da Abraveia, o remanescente da família das Fontainhas deixou Couchel para trás. É então que pelo final da Guerra aparece em Couchel um tal doutor Tomás que tem ligações por casamento à Casa da Abraveia que vem pôr a Casa das Fontainhas a brilhar.
Obras grandes numa povoação pequena dão nas vistas… E fica então a saber-se que o doutor Tomás é irmão do doutor Sanches da Gama, médico em Vila Nova de Poiares, e que, graças ao conflito mundial, se já era rico, ficou a deitar dinheiro pelas costuras.
O doutor Tomás trazia um reluzente automóvel azul-escuro, ou preto, que nunca mais acabava. BUICK EIGHT… estava lá escrito. E aqui entro eu: Tudo naquele automóvel era demasiado grande para não me extasiar. Com a ladeira molhada veio o dia em que nem todo o esplendor do luxuoso Buick o salvou de alapar no último troço da subida, a mais íngreme, antes de chegar à casa do meu avô.
Como sempre, quando a moderna tecnologia emperra, nada é melhor e mais eficiente que o recurso aos processos ancestrais. O meu avô tinha a solução: E assim, um fascinante último modelo de Buick chegou a Couchel rebocado por uma junta de bois.
Aniceto Ferreira de Carvalho nasceu em Março de 1935, na localidade de Vale de Vaz. Cresceu em Couchel e, terminada a 4ª classe, foi trabalhar para Rio de Mouro (Sintra). Aos 17 anos ingressou na Força Aérea Portuguesa como mecânico de avião e mais tarde como especialista mecânico de material aéreo. Veterano da Guerra do Ultramar, faleceu no mês de Março de 2020.