Casa dos Catrapeiros por Aniceto Carvalho
Seguem-se algumas memórias desta casa e dos seus proprietários deixadas por Aniceto Carvalho, e que correspondem ao período em que habitou em Couchel, entre 1935 e 1947:[1]
Não sei se dele próprio, se de alguém que desde há muito tempo tinha esquecido o caminho para Couchel, a casa do ti Cesário Catrapeiro ficava à entrada da vereda para a Eira dos Santinhos. Umas das mais antigas do lugar, com um amplo pátio interior e um eirado pavimentado a laje de xisto murado debruçado na rua mesmo em frente das janelas da Quinta, a casa do ti Cesário, como a família, era apenas mais uma do lugar. […]
Os Catrapeiros, no entanto, como as gerações de Couchel da altura, antes e depois, não eram destituídos: No Joaquim Domingos, por exemplo, que tinha deixado a terra quase de pé descalço, não só construíra uma bela casa em Vale de Vaz antes dos quarenta, como o epíteto de “Mil e tantos” lhe assentava como uma luva pela capacidade de trabalho… dos outros irmãos Catrapeiros nada sei… contudo, acredito firmemente que, como toda a rapaziada de Couchel e das terras dos arredores da altura, devem ter deixado aos filhos uma vida bem melhor do que a que tinham herdado.
O ti Cesário Catrapeiro tinha sérios problemas de estômago. Conheci-o bem, lembro-me de lhe ter ouvido as agonias no eirado da casa dele, em frente à habitação da Quinta. O ti Cesário era um pouco mais novo que o meu avô, tinha uma data de filhos, o mais novo dos quais, o Zé António, andava na escola comigo e com os filhos do irmão mais velho.
A planta mostra a configuração actual, entretanto reformulada há várias décadas.
Aniceto Ferreira de Carvalho nasceu em Março de 1935, na localidade de Vale de Vaz. Cresceu em Couchel e, terminada a 4ª classe, foi trabalhar para Rio de Mouro (Sintra). Aos 17 anos ingressou na Força Aérea Portuguesa como mecânico de avião e mais tarde como especialista mecânico de material aéreo. Veterano da Guerra do Ultramar, faleceu no mês de Março de 2020.
Fica a nota aos leitores que o mesmo deixou nos seus escritos:
Que fique bem claro: Nenhum dos epítetos locais ou situações vividas tem a menor intenção de menosprezar seja quem for.