Notícias na Comarca de Arganil na Década de 1910
18 de Setembro de 1919 #
Irmão que mata a irmã por causa duma torneira. Preso, suicida-se na cadeia
Na povoação de Couchel, do visinho concelho de Poiares, foi praticado no dia 9 do corrente um crime de assassinio que emocionou todos os habitantes daquele logar e circunvisinhanças.
Contemos:
Antonino Vaz de Carvalho por causa de uma torneira, altercou com sua irmã Albertina Vaz de Carvalho, acabando por agredila com a mesma torneira e desfechando contra ela uma espingarda, cuja descarga se lhe foi alojar no ventre, falecendo duas horas depois.
Comunicado o caso ao administrador do concelho de Poiares, este mandou imediatamente cercar a casa do assassino, procedendo à sua prisão. Enviado para juizo, deu entrada na cadeia da comarca, em Penacova, onde se suicidou, enforcando-se, na noite de quinta para sexta feira. Não deixou cartas, presumindo-se que o motivo fosse o arrependimento do crime cometido, pois declarara, quando foi interrogado pelas autoridades judiciaes, ter sido a morte de sua irmã ocasionada por desastre.
O seu cadaver vae ser transportado para Braga, onde tem jazigo.
29 de Fevereiro de 1912 #
Retirou para Couchel, sua terra natal, o sr. padre Francisco Ferreira de Carvalho Lucas, que ha 17 annos parochiava esta freguezia. O sr. padre Francisco deixou entre nós inumeras saudades, pela sympathia que sempre nos mereceu e pela amizade que sempre nos dispensou. Esta freguezia mostra-se deveras compungida com a sua sahida.