Notícias na Comarca de Arganil na Década de 1950

17 de Setembro de 1959 #

Capela de Couchel

Encontrando-se em ruínas a capela de Couchel, organizou-se ali uma comissão para levar a efeito a sua restauração, presidida pelo sr. Domingos Duarte de Carvalho, daquele lugar.

As obras já tiveram inicio pelo telhado e paredes laterais, faltando o forro pinturas e mais acabamentos.

Pede-se aos amigos de Couchel o favor de enviarem os seus donativos ao sr. presidente da comissão, o que multo se agradece.

04 de Junho de 1959 #

Falecimento

Na Avessada (Couchel), faleceu a sr.ª D. Adelina Vaz Henriques, de 72 anos, viúva do sr. Eduardo Ferreira Henriques.

A falecida, que era muito estimada, era sobrinha do antigo pároco de Vila Nova do Ceira, padre Francisco Ferreira de Carvalho, falecido há cerca de 35 anos, e mãe dos srs. António e Alberto Vaz Henriques, negociantes de azeites em Lisboa.

17 de Julho de 1958 #

Telefones

Também foi instalado telefone no lugar de Couchel, na residência do sr. Domingos Duarte de Carvalho.

03 de Outubro de 1957 #

Com sua esposa, retirou para Lisboa o sr. Manuel Henriques, que passou uma semana na sua casa de Couchel.

17 de Setembro de 1957 #

Festividades — No próximo dia 22 terá lugar no pitoresco lugar do Couchel, desta freguesia, a festividade em honra de Nossa Senhora do Amparo, que será abrilhantada pela Filarmónica Fraternidade Poiarense.

25 de Outubro de 1956 #

Um automóvel precipitou-se por uma ribanceira — com cerca de 100 metros ficando feridos os seus ocupantes

Coja, 23. — Conduzindo o automóvel C-B 1072 seguia hoje para os lados do Barril, ido da feira desta Vila, o sr. Abel Henriques, de 27 anos de idade, casado, negociante de azeite, residente na Ribeira de Moinho (Vila Nova de Poiares). Com ele iam também seu pai Alfredo Henriques, de 60 anos de idade, casado com Laurentina Pedro, residente na mesma localidade e ainda seu irmão, Ângelo Henriques, de 39 anos, casado com Leodora Ferreira de Carvalho, residente em Couchel (Poiares).

Na altura das Moendas Novas, entre esta vila e o Barril, deu-se uma pequena avaria no automóvel, pelo que os seus ocupantes deliberaram regressar a Coja, afim de a resolverem numa serralharia local.

O Angelo saiu do carro para dar as indicações necessarias nas manobras da viragem e, a certa altura, certamente por o motorista ter feito, inadvertidamente, marcha-atrás, o carro precipitou-se por uma ribanceira de cêrca de 100 metros de profundidade, dando varias voltas sobre si mesmo e indo parar junto às águas do rio Alva, onde não caíu por ter encontrado, como obstaculo, o tronco de um amieiro.

Ao local logo acorreu o sr. Abílio de Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia do Barril, que foi imediatamente chamar um carro a Coja para conduzir os feridos, enquanto o sr. Francisco Alves Correia, de 33 anos, natural da Murganheira (Pombeiro) e guarda da fábrica de serração do Barril, acorria também para o local onde se precipitara o veículo, trazendo às costas, para a estrada, os seus dois ocupantes, os quais sofreram varias contusões pelo corpo, pelo que tiveram de seguir para o hospital de Oliveira do Hospital.

O carro, muito danificado, lá continua no fundo da ribanceira.

12 de Janeiro de 1956 #

Poiares, 8. — Faleceu em Vila Verde (Seia) a sr.ª D. Maria da Anunciação Pedroso, viuva, de 91 anos, mãe da sr.ª D. Maria do Céu Martins Pedroso e natural de Couchel, desta freguesia, para onde se realizou o funeral.

15 de Maio de 1956 #

Morte súbita

No lugar de Couchel faleceu repentinamente o sr. Eduardo Ferreira Henriques, de 75 anos, casado com a sr.ª D. Adelina Vaz de Carvalho. Era pai dos srs. António e Alberto Ferreira Henriques, negociantes em Lisboa.

20 de Dezembro de 1955 #

Caidos de Oliveiras

Poiares, 10. — Recebeu tratamento no hospital desta vila, Alfredo Henriques Ferreira, de 13 anos, filho de Angelo Ferreira, que, no lugar do Couchel, caiu de uma oliveira, fracturando o braço direito.

01 de Dezembro de 1955 #

Poiares, 28. — Caiu de uma oliveira, fracturando o braço direito, o menor Alfredo Henriques Ferreira, de 13 anos, filho do sr. Angelo Ferreira e da sr.ª Heliodora Henriques Ferreira, de Couchel, deste concelho. O sinistrado veio receber tratamento ao hospital desta vila.

21 de Setembro de 1954 #

Festa Religiosa — A Nossa Senhora do Amparo

Vila Nova de Poiares. 20. — No lugar do Couchel realiza-se no próximo domingo, dia 26, a festa da Senhora do Amparo. São mordomos os srs. Domingos Duarte de Carvalho, Caetano Fernandes de Carvalho, Joaquim Carvalho Pedroso, Ilídio Lopes e Artur Carvalho, e abrilhantará a festividade a filarmónica desta vila.

07 de Janeiro de 1954 #

Ponte Velha, 6. — António Francisco Ferreira, de 57 anos, casado, do lugar do Couchel, caiu de uma oliveira, tendo sofrido fractura da clavícula direita. Recebeu tratamento no hospital de Poiares.

18 de Abril de 1953 #

Foi aqui muito sentida a morte, ocorrida no Porto, onde era comerciante, do sr. Tiago Henriques, natural de Couchel, concelho de Vila Nova de Poiares.

26 de Abril de 1952 #

Vila Nova de Poiares, 23. — Faleceram: […] em Couchel, Perpetua de Jesus Martins, solteira, de 73 anos […]

13 de Setembro de 1951 #

Festividades. — No próximo dia 23 haverá festa nas capellnhas de Vale do Gueiro e Couchel, que ali devem atrair grande número de forasteiros.

15 de Setembro de 1950 #

Desaparecida — Desapareceu do lugar de Couchel, deste concelho, a demente Maria dos Prazeres, de 49 anos. Trás vestido vermelho, um pau nas mãos e uma trouxa de roupa à cabeça. Pede-se o favor de a encaminharem para aquele lugar, caso seja encontrada.