Sobre a Vila Helena por Aniceto Carvalho
A respeito desta casa escreve Aniceto Ferreira Carvalho o seguinte:[1]
“O Abel Ferreira era um homem fantasticamente dinâmico… depois de meses de azáfama com as lides marítimas, nada melhor que a sua Quinta para retemperar as forças, a trabalhar lado a lado com o meu avô, a fazer colossais bandejas de doces dos frutos das árvores do pomar.
Apareceu um dia com uma torre tripé em ferro, ia instalar electricidade na casa. Com o meu avô como ajudante de electricista, subiu ao telhado, aplicou uma ventoinha ao cimo da torre, um ou dois dias depois toda a casa resplandecia de luz e som de rádio por todo o lado.
Foi na Quinta que eu vi e ouvi o primeiro aparelho de rádio a funcionar, era à casa do Senhor Abel da Venda Nova que eu ia todas as noites com o meu avô ouvir as últimas da Segunda Guerra.”
Aniceto Ferreira de Carvalho nasceu em Março de 1935, na localidade de Vale de Vaz. Cresceu em Couchel e, terminada a 4ª classe, foi trabalhar para Rio de Mouro (Sintra). Aos 17 anos ingressou na Força Aérea Portuguesa como mecânico de avião e mais tarde como especialista mecânico de material aéreo. Veterano da Guerra do Ultramar, faleceu no mês de Março de 2020.